Limão Matutino

Quarta safra

9.8.06

A diferença


As Chaves de Casa, de Gianni Amelio

Filmes de doentes costumam não me agradar. De "clássicos" como Rain Man a recentes como I Am Sam, a subcategoria fatalmente resvala na pieguice. E quando usam doentes verdadeiros como atores, aí a coisa parece bem pior. O sentimentalismo bate forte, e a mola mestra da trama acaba sendo o aprendizado das pessoas "normais" diante do novo mundo dos seres especiais, com ares de grande campanha de conscientização.

É e não é o caso do italiano As Chaves de Casa. Há aqui a velha redenção do pai que vê o filho pela primeira vez aos 14 anos. Paolo, o pivete, anda com dificuldade e tem problemas neurológicos, que – ponto positivo – não são explicados didaticamente pelo roteiro. Simpático, falastrão e fatalmente irritante, cabe a ele ensinar ao jovem pai (Kim Rossi Stuart, que lembra Jude Law) coisas sobre a convergência de dois mundos diferentes. E isso, claro, vai gerar seqüelas.

Charlotte Rampling, que entra em cena como a mãe de uma menina muito mais especial que o espevitado Paolo, dá o tom de sobriedade. Ela, com a vida totalmente dedicada a cuidar da filha, não reclama da sorte, mas numa cena de choro especialmente bonita, deixa bem claro o quanto é difícil optar pelo certo, e o quanto é humano desejar o errado.

Quando termina, melancólico, As Chaves de Casa já deu seu recado bonito sem, no entanto, apelar para o simples e satisfatório happy ending. Tanto melhor. Gianni Amelio foi coerente com seu retrato e com sua platéia que, acredito, não ousaria atirar a primeira pedra no pai ausente de rabo entre as pernas.

6 Comments:

At 6:06 PM, Blogger CHICO FIREMAN said...

Novo endereço e nem anuncia? Rapaz, estava de mudança aqui no trabalho justamente na época em que você estava aqui e foi um tempo meio tumultuado; não consegui te ligar.

"As Chaves de Casa" é um belo filme.

 
At 9:33 PM, Blogger rafa_lins said...

Você já havia falado sobre esse filme... eu já vi cenas do mesmo... mas só de ler o post a vontade de conferir ficou ainda maior!!!
Citerei mais coisas a respeito qdo tiver visto!!!

 
At 10:03 AM, Anonymous Anônimo said...

Não assisti As Chaves de Casa, porém me agrada o tema. Gosto de filmes sobre tramas médicas e personagens doentes. Meus favoritos são Rain Man (citado por você) e O Óleo de Lorenzo. Ás vezes, o diretor exegera no tom e acaba estragando um bom filme (é o caso de Nell, aquele filme em que a Jodie Foster vivia abandonada naquela floresta?). Enfim, é um gênero de cinema que vive sob extremos. Em alguns momentos, é genial. Em outros, sonolento. Abraços do crítico da caverna.

 
At 12:49 PM, Anonymous Anônimo said...

de casa nova, hein...

 
At 5:27 PM, Blogger Bruno Amato said...

Parabéns pelo novo endereço. E você desgostou tanto assim de Carros?

 
At 1:15 AM, Anonymous Anônimo said...

Muda de casa e nem avisa, né cachorro? Tenho que ficar sabendo pelos outros? tsc, tsc, tsc... tá feliz aqui? saudade de tu no msn, homem. vem falar 'pasta'...

 

Postar um comentário

<< Home