Limão Matutino

Quarta safra

11.9.06

Mostrando o pau


Serpentes a Bordo, de David R. Ellis

Não é surpresa nem demonstração de atitude descer o verbo pra elogiar Serpentes a Bordo, com o hype do tamanho que está. Mas, que me joguem de um prédio bem alto, eu até adoraria pensar o contrário e dizer que é tudo muito ruim e que esse povo é louco, ou que a glorificação do lixo é reflexo de tantos ícones recentes fracassados (me vem à mente o Superman de Bryan Singer, embora cresça bastante na memória). E eu poderia ter saído de casa pra ver Miami Vice, ou o novo filme do Cacá Diegues, com alguns conhecidos no elenco. Mas eu sabia que o domingo tinha que ser do Samuel L. Jackson. Sentia o cheiro da diversão, e meu nariz não me enganou.

Serpentes a Bordo é, sim, um dos melhores filmes do ano, e ri de si mesmo como talvez nenhum outro antes. Como thriller, é tão trivial quanto Velocidade Máxima. Mas as cobras à solta, vitimando passageiros e tripulação, é um espetáculo raro de humor negro e falta de sutileza. Que fique claro que não é o caso de filme que, de tão ruim, acaba sendo bom: é over assumido, desde que o avião entra em cena, e não tem a menor vergonha de desequilibrar dramalhão de filme-catástrofe (com finalzinho feliz) e podreira de primeiríssima linha.

Serpentes a Bordo também é dono dos personagens mais doidos e das mortes mais criativas desde o primeiro Premonição (David R. Ellis, curiosamente, foi diretor da parte 2). De gente famosa, além de Samuel L. Jackson (o melhor ator do ano?), tem a Julianna Margulies, incrivelmente bonitinha e parecida com a Linda Fiorentino. A seqüência em que são dadas as instruções de vôo (cintos, máscaras de oxigênio, botes salva-vidas...) é uma delícia, com montagem bacaninha, refresco para a carnificina iminente que começa com uma cena de sexo. Daí pra frente, é um orgasmo danado!

4 Comments:

At 10:10 AM, Blogger Iris de Oliveira said...

olá!
olhando por esse ângulo, vc até me convenceu...acho que falta isso mesmo: over assumido.
bjus
iris

 
At 5:20 PM, Anonymous Anônimo said...

não tem como não assistir a esse filme doido !!!!
quinta ou sexta eu confiro.
e vc merecia ser PRESO por nao ter assistido "MInha Vida Sem Mim"...
uma obra de arte irretocável...
heheheh

 
At 8:54 PM, Blogger Iris de Oliveira said...

crítica rapida e caceteira: gostei! um pouco de testosterona não faz mal.

abraço!

(davi)

 
At 9:35 AM, Anonymous Anônimo said...

Hahahahahah!
Esse realmente é divertidíssimo e mexe com as emoções (uau!) como ninguém: dá asco, ânsia e sucessivas crises de riso.
Abraços.

 

Postar um comentário

<< Home